quarta-feira, 19 de março de 2008

Pérolas de Maria Antonieta






2 comentários:

Alquimista Jóias disse...

Colar que pertenceu à rainha consorte da França Maria Antonieta será levada a leilão em Londres na semana que vem. O objeto está avaliado entre US$ 724 mil e US$ 827 mil. A peça é ornada com diamantes e perólas.

Maria Antonieta foi rainha consorte da França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789. Julgada e condenada por traição, ela acabou sendo executada na guilhotina em 1793.

No filme "Maria Antonieta, de 2006, dirigido pela cineasta Sofia Coppola, a personagem interpretada pela atriz Kirsten Dunst aparece em algumas cenas com um colar semelhante ao que será leiloado.

Alquimista Jóias disse...

Um colar produzido com pérolas que pertenceram a Maria Antonieta, a última rainha da França, guilhotinada em 1793, será leiloado no dia 12 de dezembro na Casa Christie's de Londres, que espera que a jóia seja adquirida por um museu francês, como o Louvre.
A história do colar produzido com pérolas cinzas que Maria Antonieta deu a Lady Sutherland, esposa do embaixador britânico em Paris (1790-1792), valoriza a jóia estimada entre 350.000 e 400.000 libras (700.000-800.000 dólares);
"A qualidade do colar, que além de pérolas provenientes dos mares do Panamá e do Golfo do México leva diamantes e rubis, é extraordinária, mas é a história que o acompanha que o torna uma peça inigualável¨ disse á AFP Raymond Sancroft Baker, diretor do departamento de joalheria da Christie's.
Meses antes de perder a vida na guilhotina, Maria Antonieta da Austria que nasceu no palácio Imperial de Viena e se casou aos 14 anos com o herdeiro do trono da França, Luiz que ascendeu ao poder em 1774 com o nome de Luiz XVI deu uma bolsa com pérolas e diamantes a uma de suas grandes amigas, Lady Sutherland, para que a guardasse, informou o especialista.
Lady Elizabeth, Condessa de Sutherland, era esposa do embaixador britânico Lord George Leveson Gower.